A volta do rodízio na cidade de São Paulo não era esperada, principalmente de uma forma tão diferente. A partir de amanhã, 11 de maio, teremos a volta do rodízio de veículos na cidade e com algumas mudanças, veja mais a seguir.
Antes, o rodízio na cidade funcionava apenas durante os horário de pico e dentro de uma área limitada, sendo que, na maioria dos bairros a circulação ainda era permitida durante todo o dia. Agora, a regra vale para toda a cidade e durante as 24 horas do dia, ou seja, o cidadão não poderá sair com seu veículo nem para ir na “padoca”.
Isso mesmo, agora funciona assim, os veículos (com exceção das motocicletas) poderão rodar apenas de acordo com o dia do mês e da sua placa. Os veículos com o final da placa par, poderão circular pela cidade apenas no dias pares do mês e os veículos com final de placa ímpar, poderão circular apenas em dias ímpares.
Além da mudança nos dias, a limitação irá acontecer dentro toda a cidade e durante 24 horas, ou seja, o dia inteiro, como já informado anteriormente.
Esta iniciativa foi criada com a intenção de reduzir o número de pessoas circulando pela cidade e fazer a taxa de isolamento subir, mas fica a minha dúvida… Se a intenção é aumentar a taxa de isolamento, por que os proprietários de motocicletas não entram no rodízio? Em 2018, segundo o IBGE, a cidade de São Paulo tinha quase 1 milhão de motocicletas registradas.
Você pode imaginar que eu esteja reclamando de tal rodízio, mas não é nada disso, eu sou a favor de todos os testes que são possíveis imaginar, o que eu não consigo aceitar, afinal de contas, neste período grande de isolamento, os os governantes da cidade e estado de São Paulo, já poderia ter tentado diversas manobras, ao invés de ficar brigando o com o cidadão, certo ou não.
Mais fatos, é que ficam fora do rodízio também motocicletas, viaturas da polícia e bombeiros, Forças Armadas, Defesa Civil, veículos usados em serviços essenciais como abastecimento, gás, água, energia, obras, Correios, coleta de lixo, transporte escolar e coletivo, guinchos e ambulâncias.
Além destas categorias, o rodízio não vale para táxis, VUC (Veículo Urbano de Carga), veículos usados no abastecimento de farmácias, mercados, feiras livres, açougues, quitandas, lojas de conveniência, de venda de água mineral, padarias e lojas especializadas em artigos médicos
Também estão liberados carros particulares de agentes da segurança pública, fiscais da fazenda, profissionais da imprensa, trabalhadores do serviço funerário e da assistência social. A liberação será feita mediante um cadastro feito pela empresa na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, com informações do trabalhador e do veículo. O autônomo poderá fazer o próprio cadastro, se tiver comprovante de registro profissional.
Segundo o prefeito Bruno Covas, todo o valor arrecadado com as multas será utilizado no combate do Covid-19. O mesmo informou ainda que, caso a taxa de isolamento social chegue a pelo menos 60%, o rodízio poderá ser suspenso.
Eu acredito que nós podemos e iremos nos acostumar com isso, eu defendo que este rodízio é melhor do que barrar a circulação de todos os veículos. Então, vamos tentar seguir as recomendações, não apenas para não tomar multa, mas para que o resultado seja positivo.
Nos diga o que você acha desta manobra realizada pelo prefeito, se você será prejudicado, se é a favor…