O primeiro dia do bloqueio será apenas com caráter educativo. A partir de terça-feira as vias bloqueadas terão carros barrados para evitar circulação desnecessária. Entre as avenidas estão Radial Leste e Moreira Guimarães.
O bloqueio definido ontem (01/05) pela Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. Por enquanto não se tem informações até quando teremos tais bloqueios e o que irá acontecer com os veículos barrados.
De acordo com o secretário, Edson Caram, o bloqueio realizada na próxima segunda-feira (04/05) será apenas educativo, porém, a partir de terça-feira (05/05) os carros serão literalmente barrados e obrigado a retornarem.
Inicialmente, apenas quatro pontos da cidade serão bloqueados, veja a seguir quais serão os pontos:
- Zona Sul – Avenida Moreira Guimarães x Avenida dos Bandeirantes;
- Zona Norte – Avenida Santos Dumont x Avenida do Estado;
- Zona Leste – Avenida Radial Leste x Rua Pinhalzinho;
- Zona Oeste – Avenida Francisco Morato x Rua Sapetuba.
No primeiro dia de bloqueio, que será apenas educacional, teremos apenas uma faixa liberada em cada uma das vias citadas acima. Já a partir de terça-feira, apenas a faixa de ônibus terá circulação de veículos e apenas terão livre acesso as ambulâncias, serviços de saúde e serviços funerários, além dos ônibus, claro.
Edson Caram ressaltou que a medida tem como objetivo dificultar a saída dos paulistanos, forçar com que apenas saíssem para algo realmente necessário ou urgente. Destacou ainda que, se o isolamento continuar nos níveis atuais, a ocupação dos leitos de UTI serão 100% ocupados em breve.
O prefeito, Bruno Covas, também comentou sobre a necessidade de aumentar a taxa de isolamento social na cidade e que nesta sexta-feira a cidade registrou apenas 47%.
Flexibilização do isolamento
O secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, informou que a ideia é intensificar os bloqueios, especialmente em locais com maior incidência e letalidade do novo coronavírus que são em periferias das zonas leste e norte.
Além disso, o prefeito informou que a decisão de bloqueios educativos foi tomada desde a última segunda-feira (27/04), e que devido o não cumprimento do isolamento social pela população, os bloqueios serão definitivos.