domingo, setembro 27, 2020
Home Bem Estar Perdoar é Libertador: Viva melhor, evite doenças e reconstrua suas amizades.

Perdoar é Libertador: Viva melhor, evite doenças e reconstrua suas amizades.

Já parou para pensar quantas pessoas já te magoaram só neste período de quarentena? Existem pessoas que conseguem te magoar apenas expressando de forma errada uma opinião contrária a sua. Pessoas que descarregam seus sentimentos de magoa em cima de você sem freio.

Quando você aprende a perdoar, consegue se livrar de sentimentos ruins e, inclusive, afastar o risco de doenças.

Quando uma pessoa lhe magoa ou faz algo grave contra você, é normal ficar ressentido e magoado. Contudo, com o tempo, o mais indicado é que essa raiva seja liberada e você consiga perdoar. Claro que essa tarefa não é nem um pouco simples, justamente por mexer com sentimentos tão complexos. Por isso, foi elaborada uma lista com os 10 passos para o perdão. Com ela, é possível seguir sua vida sem prejudicar outros relacionamentos.

“A grande importância de conseguir perdoar é a satisfação de ter feito uma faxina interior, principalmente no coração e na mente, após um longo tempo de sentimentos raivosos ou vingativos”, Paulo Miguel Velasco, psicanalista.

Colocaremos 10 passos para você tentar se libertar de qualquer sentimento de mágoa, angústia, vingança, etc, causado por algum momento inconveniente em sua vida.

  • 1ª Passo: Perceba os malefícios “Perdoar a nós próprios e ao transgressor pode não ser fácil, mas é necessário para que possamos nos libertar de pensamentos dolorosos e evitar possíveis doenças fisiológicas e psicossomáticas”, explica a psicóloga Izabel Cristina. Em outras palavras, não perdoar vai causar mais dor em você do que na outra pessoa ao longo do tempo. Por esse motivo, é necessário superar a mágoa, não pela outra pessoa, mas por você.
  • 2ª Passo: Liberte-se! Ao pensar na pessoa que causou dores em você, tente afastar os sentimentos ruins. Para conseguir fazer isso, vale extravasar as mágoas das formas mais distintas: permita-se chorar, bater em um saco de pancadas, ir para algum lugar com privacidade e gritar ou qualquer outra atitude que forneça uma saída para você se libertar do que lhe causou angústia.
  • 3ª Passo: Tente entender. Depois que conseguir se acalmar, pare e reflita sobre tudo o que aconteceu. Faça alguns questionamentos para si mesmo como: “A outra pessoa teve intenção de me machucar? Havia algo fora do controle dela? Ela tentou se desculpar e consertar as coisas?”. Leve todos esses fatores em consideração e analise a situação calmamente. É que, ao entender o que aconteceu, fica mais fácil perdoar.
  • 4ª Passo: Converse com alguém. Amigos, familiares ou até mesmo um profissional qualificado – psicólogo, por exemplo – podem fazer a diferença nesse momento. Essa parte é importante, pois conversar com alguém em que você confia pode ajudar a processar suas emoções e conseguir ter uma perspectiva imparcial.
  • 5ª Passo: Alivie a tensão. Para evitar ser agressivo ou até mesmo injusto com a pessoa que magoou seus sentimentos, tente se acalmar antes de conversar com ela. Para isso, encontre auxílio em tarefas simples, como escrever cartas ou manter um diário, pintar, praticar atividades físicas e escutar música. Assim, é possível reduzir a tensão e o nervosismo, abrindo um caminho mais claro e leve para conseguir chegar ao perdão.
  • 6ª Passo: Busque bons exemplos. Encontre pessoas que já passaram por uma situação parecida com a sua (ou até mesmo mais grave) e conseguiram superar o ocorrido. Essa atitude facilita o processo do perdão, justamente porque você enxergará que os outros conseguiram perdoar, então, você também será capaz.
  • 7ª Passo: Saiba ouvir. Caso tenha marcado um encontro com a pessoal, não se esqueça de ouvir o que ela tem a dizer. Tente não fazer comentários que possam magoá-la, já que não quer se vingar, mas sim descobrir como dar o seu perdão. Ao escutá-la, você pode se surpreender e tomar uma devisão melhor sobre o que fazer em seguida.
  • 8ª Passo: Deixe o tempo passar. Sabe aquela famosa frase “Dê tempo ao tempo”? Ela pode – e deve – ser aplicada em casos nos quais o perdão é necessário. Afinal, perdoar não é uma ação que ocorre da noite para o dia, sendo preciso autocontrole, determinação, compaixao e, acima de tudo, tempo. Mas lembre-se de que não há um período específico para ser capaz de superar o corrido, ou seja, você pode passar anos sem flar com a pessoa e, enfim, perceber que precisa reatar os laços com ela e livrar seu coração de mágoas.
  • 9ª Passo: Coloque-se no lugar do outro. Tente ser flexível com a pessoa que lhe magoou e tenha compaixão. Coloque-se no lugar dela e pergunte-se o que teria feito na mesma situação. Você teria agido de forma diferente? Essa reflexão pode ser determinante na hora de perdoar.
  • 10ª Passo: Mostre seus sentimentos. É importante que, ao conversar com quem lhe feriu, você seja honesto com essa pessoa e consigo próprio. Em outras palavras, não tente mascarar seus sentimentos, pois isso fará você guardar raiva e ressentimento, fazendo com que seja impossível perdoar. O ideal é que você consiga falar abertamente o que sente e o que acha da situação.

E agora? Já consegue marcar aquela reunião com a pessoa que te magoou? Eu acho que é importante você refletir também, se a pessoa não acabou de te magoando por se sentir magoada com você 😌

Então, boa sorte e parabéns pela iniciativa, pois apenas a vontade de querer se libertar, já mostra que você está empenhado em fazer um bem para você e para uma outra pessoa. Não esqueça de nos contar sua experiência no assunto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Eminem – Stronger Than I Was

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Dj Dark – Chill Vibes

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Leona Lewis – Bleeding Love (Dj Dark & Adrian Funk Remix)

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Silicon Valley Guru Affected by the Fulminant Slashed Investments

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Recent Comments