Com esta fase de pandemia que estamos passando e principalmente neste período, estamos ouvindo todos falarem sobre Lockdown. Vamos descomplicar o que isso de fato significa.
Lockdown é um termo protocolo de isolamento, mas ele não serve apenas para pessoas, pode ser utilizado, por exemplo, para cargas ou até mesmo informações de uma área delimitada. Este protocolo pode ser ativado por alguma autoridade local e geralmente é utilizado em alguma situação muito extrema, como a que estamos passando atualmente na pandemia.
Como (possivelmente) irá funcionar.
Neste tipo de protocolo, apenas os comércios considerados essenciais poderão abrir, assim como deveria ser na quarentena. Possivelmente o estado irá definir quais serão estes comércios e com restrição um pouco mais rígida.
Quanto as pessoas, só poderão sair em caso de emergência ou de extrema necessidade, como acredito que os super e hipermercados irão abrir, o tráfego para estes locais (inclusive padarias, farmácias, depósitos de gás) estará parcialmente liberado. Sabendo como o governador tem agido nestes últimos dias e levando em conta as últimas coletivas de imprensa, imagino que ele irá definir alguma punição para quem for flagrado “zarambetando” pelas ruas.
Fakes News
Especificamente hoje, mensagens foram compartilhadas nas redes sociais informando que foi decretado Lockdown no período do dia 01 a 15 de junho. A mensagem ainda cita até mesmo o decreto de nª 64.881 que trata a quarentena importa em São Paulo, clique aqui para ler o decreto.
Por esta razão, informamos que as mensagens compartilhadas informando que o lockdown já foi decretado na cidade ou no estado de São Paulo, são falsas. É necessário que este tipo de informação seja confirmada em alguma fonte confiável como aqui no Brasileiro Imparcial ou nas páginas oficiais do governo, como no site da prefeitura da cidade ou do estado.
Minhas considerações
Conforme disse anteriormente, com base nas declarações e ações do governador, João Dória, eu acredito que o Lockdown virá logo nas próximas semanas, pois o que mais ouvimos é que a população (não só da capital) não está respeitando a quarentena que foi imposta. No meu ponto de vista, ele está epenas sangrando a população para que possa usar a “desobediência” populacional como argumento.
Então, caro leitor, se prepare para um período bem complicado de confinamento real, pois eu acho que não será vantajoso alegar que precisa trabalhar, ou arriscar abrir o seu comércio ou até mesmo prospectar alguns clientes, pois desta vez, com certeza teremos punições por parte das autoridades.
Boa sorte para todos nós.