quarta-feira, outubro 21, 2020
Home Estado de São Paulo Governador de São Paulo, João Dória prorroga quarentena até dia 22 de...

Governador de São Paulo, João Dória prorroga quarentena até dia 22 de Abril

Medida passa a valer à partir da próxima quarta-feira, dia 08 de abril. Em São Paulo, são 275 mortes pela COVID-19 e mais de 4,6k casos confirmados.

Creio que devemos começar pela informação concreta que é a “Prorrogação da Quarentena”. Como já sabemos, esta ação do governo de São Paulo é uma tentativa de conter a o avanço do coronavírus no estado. Esta extensão deverá ser publicada no Diário Oficial ainda nesta terça-feira, dia 7 de abril.

Um ponto muito importante que eu ainda não entendi, mas esperava que tivesse alguma atualização é a questão de alguma flexibilização para alguns segmentos comerciais que naturalmente já não possuíam aglomerações.

É sabido que todos estamos preocupados com nossas contas e que apenas este primeiro período de quarentena já causou um grande estresse em grande parte da população, agora, teremos que manter a sanidade em mais um novo período de 15 dias. Porém, eu acredito que existem vários comércios (que não são de sobrevivência básica) que poderiam voltar à funcionar como salões de beleza, barbearia, sapataria, etc. É claro que o atendimento ao cliente teria que ser individual e apenas com hora agendada nos casos necessários.



Fiscalização Policial

O governador disse ainda que forças policiais poderão utilizadas, mas não especificou qual será a conduta e procedimento da GCM (Guarda Civil Metropolitana) ou da PMSP (Polícia Militar de São Paulo).

“Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade ou área do estado de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir”, afirmou.

“Isso é constitucional, não é uma deliberação que pode ou não ser seguida. Ela deve ser seguida por todos os municípios do estado”, completou.

Mas, ainda fica a dúvida, como será feita esta fiscalização? Será feita apenas a dispersão de aglomerações? Os agentes de segurança tem o poder da voz de prisão por conta disso? Será feito algum acompanhamento aos cidadãos dispersados?

São perguntas que nos levam à imaginar uma série de complicações que podem surgir durante tais fiscalizações, ficaremos de olho na publicação do Diário Oficial para entender melhor como será feita, porém, com a minha experiência com estas declarações que não deixam nada claro, podemos esperar algo mais extremo e radical, pois citá-las durante a coletiva de imprensa poderia causar um tumulto antecipado e desnecessário para o participantes de momento.

Quanto ao isolamento

O secretário estadual de saúde, José Henrique German, e o coordenador de testes de coronavírus, Dimas Tadeu Covas, falaram sobre sobre uma projeção realizada caso a medida de isolamento social não fosse adotada. O cenário previsto é que teríamos aproximadamente 5 mil mortes em todo o estado até o dia 13.

Acredito que estejam projetando que apenas o estado de São Paulo, que possui aproximadamente 44,5 milhões de pessoas, teria um número de mortalidade diária próximo aos números apresentado por toda a Itália que possui 60,3 milhões de pessoas e uma população geral mais velha, ou idosa, do que a população paulista.

“Sem essas medidas que temos tomado, no sentido de fazer um isolamento das pessoas, pelos cálculos, seriam 10 vezes mais casos do que os 4600”, afirmou Henrique German.

“Neste momento, nós precisamos da adesão das pessoas. Precisamos elevar, mostrar que a redução está funcionando em níveis superiores a 70%”, destacou Dimas Tadeu Covas.



Dória vs Bolsonaro

Como já era esperado, o governador não perdeu a chance de atacar o presidente Bolsonaro, não me importo com as críticas ou ataques, o que me irrita nisso é que os dois estão em uma briguinha infantil e já está refletindo em nós já tem um tempo.

“Será que a ciência mundial está errada? Será que a Organização Mundial da Saúde está errada? Será que ministros e secretários de Saúde de 56 países do mundo, que recentemente fizeram uma conferência com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, recomendando o afastamento social, o isolamento e as medidas em que cada um desses países vinha adotando, respaldado na medicina e na ciência, estão todos errados? Será que um único presidente da república no mundo é o certo?”, questionou o governador.

Se o foco dele é apenas o bem populacional, qual o motivo de ele sempre lembrar desta rincha entre eles? Por que não mostra que é mais adulto e ignora qualquer os ataques contrários? Infelizmente eles insiste e aproveitar este assunto também como estratégia política, mesmo fazendo de tudo para negar.

Quarentena

A determinação seguirá como a anterior, com o fechamento do comércio e mantendo apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou neste domingo (5) que o estado chegou a 275 mortes relacionadas ao coronavírus. São 15 óbitos a mais que o registrado no boletim divulgado neste sábado (4).

A alta no número de mortes foi de 6% nas últimas 24 horas. Em uma semana, a secretaria contabiliza aumento de 180% no número de mortes pela doença, em comparação com o balanço do domingo (29), quando o número de vítimas chegava a 98 pessoas.

Devem seguir funcionando durante a quarentena:

  • Hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas;
  • Transporte público;
  • Transportadoras e armazéns;
  • Empresas de telemarketing;
  • Petshops;
  • Deliverys;
  • Supermercados, mercados e padarias;
  • Limpeza pública;
  • Postos de combustível.

Deverão seguir fechados:

  • Bares;
  • Restaurantes;
  • Cafés;
  • Casas noturnas;
  • Shopping centers e galerias;
  • Academias e centros de ginástica;
  • Espaços para festas, casamentos, shows e eventos;
  • Escolas públicas ou privadas.

*Bares, cafés e restaurantes podem manter o funcionamento em sistema de delivery e/ou drive thru.

Os hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas, públicas ou privadas, devem seguir com o funcionamento normal.

As transportadoras, armazéns, serviços de transporte público, serviços de call center, petshops, bancas de jornais, táxis e aplicativos de transporte continuam funcionando com as orientações dos sanitaristas.

Os serviços de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, continuam funcionando normalmente. Os bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm atendimento ao público em geral.

Já os bares e restaurantes devem fechar e só poderão atender por delivery. A medida também afeta as padarias de todo o estado que trabalham com refeições.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

André do RAP, uma série de erros que permitiu sua soltura.

André do Rap foi solto, depois teve a soltura revogada, porém, já havia sido solto e aproveitou a deixa para fugir para fora do...

Eminem – Stronger Than I Was

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Dj Dark – Chill Vibes

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Leona Lewis – Bleeding Love (Dj Dark & Adrian Funk Remix)

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Recent Comments