quarta-feira, outubro 21, 2020
Home Geral Dia 14 de abril - Dia do Pan-americano

Dia 14 de abril – Dia do Pan-americano

Hoje, dia 14 de abril, é comemorado o Dia do Pan-americano, e se você, como eu, lembra de competições esportivas quando ouve esta palavra, recomendo a leitura deste post.

O Pan-americano, resumidamente, “foi” uma ideologia de integração dos países dos continentes americanos (de norte a sul) para um fortalecimento da região em um cenário global. Isso tornaria as américas em uma só, fazendo com que todos se beneficiassem de uma só economia, mas sabemos que temos países bem pretensiosos na jogada.


Bolivarismo na América Latina

Vamos voltar bastante na história? O conceito apareceu a primeira vez com grande exposição com o líder Simon Bolívar, o mesmo que criou o pensamento Bolivarianismo como conhecemos hoje. Ele pregava que toda a América Latina deveria se unir contra a Espanha que era praticamente a maior colonizadora da época.

Com este pensamento, Bolivar conseguiu criar a Grã-Colômbia no ano de 1819 e que acabou se desafazendo após sua morte em 1830. Este evento histórico, conhecido como o colapso da Grande Colômbia, acabou criando a Venezuela, Equador e Colômbia como países atuais.

Monroísmo nos EUA

Pouco depois, o presidente dos Estados Unidos, James Monroe, criou um novo conceito ao Pan-americano. Monroe, criticou e atacou os interesses da Europa no continente norte americano e defendia os Estados Unidos como líder da região. Este ato ficou consolidado como “monroísmo”.

Esta história nos leva a entender que, os Estados Unidos se sentem o dono das Américas há séculos, pois vemos claramente uma ideia bolivariana de unir os países (incrível, não?!) e uma ideia monroísta de apenas um país liderar um continente.


Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR)

Anos depois da criação das ideologias citadas acima, mais precisamente em 1947, foi assinado o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, que defendia mutuamente os países das Américas, onde se um país fosse atacado, o ataque seria considerado um ataque à todos do tratado.

Este tratado está ativo até hoje, porém, perdeu a força depois que vários países o abandonaram com a alegação de que os Estados Unidos não respeitou quando houveram conflitos na região.

Vale lembrar que desde 1951 está em vigência o tratado Interamericanismo que foi outra tentativa da organização da região norte e sul americana. Porém, este tratado não visa a união, mas sim uma relação íntima entre os países americanos

Mercosul e Nafta

Mesmo esta integração dos continentes não ter dado muito certo, outras iniciativas mantém tal ideologia viva, como acordos que facilitam o comércio nas regiões o NAFTA na região Norte e o MERCOSUL, obviamente na região Sul.

O NAFTA tem como membros os países EUA, México e Canadá, já o MERCOSUL, os membros são Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e recentemente a Venezuela, porém, os pais como Chile e Bolívia estão se adaptando para fazerem parte do grupo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

André do RAP, uma série de erros que permitiu sua soltura.

André do Rap foi solto, depois teve a soltura revogada, porém, já havia sido solto e aproveitou a deixa para fugir para fora do...

Eminem – Stronger Than I Was

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Dj Dark – Chill Vibes

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Leona Lewis – Bleeding Love (Dj Dark & Adrian Funk Remix)

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Recent Comments