Ativistas chineses desaparecem após publicarem artigos censurados do Coronavírus
Alguns ou muitos políticos e pessoas aqui no Brasil, já foram criticadas por afirmarem que o Covid-19 faz parte de alguma manobra da China para interferir na economia global. Eu penso que nenhuma teoria seja absurda, pois, se nós podemos pensar em algo do tipo, eles também podem, além de pensar, fazer.
Mundialmente, a China, já vinha sendo criticada pela forma que está tratando a pandemia e principalmente por punições aplicadas a especialistas que tentaram alertar o mundo sobre o novo coronavírus.
Estas críticas, ainda não foram capazes de fazer com que três ativistas desaparecem após publicarem um artigo censurado pelo governo chinês. Cai Wei, sua namorada (Tang) e Chen Mei, estão desaparecidos desde o dia 19 de abril, de acordo com o irmão, Chen Kun.
Cai e Tang, foram acusados de “perturbar a ordem pública e causar problemas” e de acordo com as autoridades locais, eles estão sob “vigilância residencial em um local selecionado”. Este aviso foi recebido por suas famílias e AFP teve acesso.
O irmão, Chen Kun, ainda aguarda confirmação oficial da polícia de Chaoyang de que seu irmão realimente foi preso com as mesmas acusações de seus colegas.
Terminus2049
O três ativistas desaparecidos, fizeram parte da criação de um projeto chamado “Terminus2049” que é uma plataforma que publica os principais artigos censurados pelo governo chinês.
O conteúdo principal deste projeto está na plataforma do GitHub e está todo em chinês, mas trata-se de várias publicações voltadas a “resistência”, onde em um dos posts diz que “Aqueles que estão dispostos a renunciar às liberdades básicas em troca de um pouco de segurança temporária não são dignos de liberdade nem de segurança.”.
Vou pesquisar e me inteirar do que realmente acontece nesta plataforma e assim que tiver algo mais claro e concreto, atualizarei vocês aqui no blog, por isso, fiquem ligados.
Eu acho que podemos esperar grande matérias deste projeto e com certeza eu irei ajudar no compartilhamento. O que vocês acham que podemos ler nestes artigos censurados? Diga nos comentários abaixo.