quarta-feira, outubro 21, 2020
Home Geral 13 de abril - Dia do Hino Nacional Brasileiro

13 de abril – Dia do Hino Nacional Brasileiro

Creio que podemos começar pela curiosidade de que antes deste hino atual que nós conhecemos, nós tínhamos como Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Independência. Como eu já havia feito outro post sobre o assunto em outro blog, eu já sabia deste fato interessante.

Outro fato interessante é que, nosso Hino Nacional Brasileiro, foi tocado pela primeira vez no dia 13 de abril de 1831 e é por esta razão que esta data virou o dia do hino. O local de estréia foi no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro.


Criação da Música e Letra

O maestro e cofundador da Imperial Academia de Música e do Instituto Nacional de Música, Francisco Manuel da Silva (*1795 †1865), foi quem criou a parte instrumental do nosso atual Hino Nacional Brasileiro.

Francisco, criou a música pouco depois dos acontecimento do dia 7 de abril de 1831 (Abdicação de D, Pedro I), e fez isso como uma boa expectativa e saudação ao futuro que viria com a posse de D. Pedro II, já que o mesmo não era favorável ao D. Pedro I.

Acredito que nem todos saibam lembrem-se, mas a abdicação ocorreu quando Pedro de Alcântara (futuro D. Pedro II) ainda era uma criança, então, foi necessária a composição de um regime chamado Regência que ficou conhecido como o Período Regencial. Informação importante para entender sobre a criação da primeira letra do hino.

Ovídio Saraiva (*1787 †1852), nascido no estado da Paraíba, foi quem compôs a primeira letra do hino durante o Período Regencial e parte da letra deixa isso bastante claro para nós, conforme podemos ler nas estrofes abaixo:

Uma prudente regência
Um monarca brasileiro
Nos prometiam venturosos
O porvir mais lisonjeiro.

E vós donzelas brasileiras
Chegando de mães ao estado
Dai ao Brasil tão bons filhos
Como vossas mães tem dado.

Porém, esta letra não foi teve uma parceria de sucesso e não se consolidou em nosso hino, e por esta razão, o hino foi tocado frequentemente sem a letra durante o auge do Segundo Reinado.

Renovação do Hino Nacional Brasileiro

O primeiro desejo de reforma e renovação do hino veio no ano de 1889 com a Proclamação da República, onde os republicanos queriam algo novo para marcar também o novo regime político. Após um concurso, foi escolhida uma nova música que não agradou o atual presidente da época Deodoro da Fonseca, que achou melhor permanecer com a música de Francisco Manual da Silva.

Apenas em 1906, Alberto Nepomuceno, membro do Instituto Nacional de Música, fez uma proposta ao atual presidente da república, Afonso Pena, de uma reforma no Hino Nacional Brasileiro. Tal reforma tratia alterações na parte instrumental do hino e uma nova letra.

Após a aceitação da proposta, foi realizado um novo concurso para eleger a nova letra. O vencedor deste concurso foi o professor e poeta Osório Duque-Estrada (*1870 †1927) que tinha versos mais longos do que a letra de Ovídio Saraiva. Os versos eram conhecidos pelo modelo decassílabo heroico e ficou mais ajustado com a parte instrumental reformado por Nepomuceno.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

André do RAP, uma série de erros que permitiu sua soltura.

André do Rap foi solto, depois teve a soltura revogada, porém, já havia sido solto e aproveitou a deixa para fugir para fora do...

Eminem – Stronger Than I Was

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Dj Dark – Chill Vibes

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Leona Lewis – Bleeding Love (Dj Dark & Adrian Funk Remix)

We woke reasonably late following the feast and free flowing wine the night before. After gathering ourselves and our packs, we...

Recent Comments